Do esterco a um bom solo: o ciclo natural dos nutrientes
Todos nós precisamos de comida para viver, brincar e crescer. Tanto que comemos várias vezes ao dia. Mas você sabia que isso também vale para animais, plantas e até bactérias e fungos minúsculos? Eles também precisam de comida para viver e crescer. Na verdade, todos dependem uns dos outros para sobreviver. Você sabia que o cocô de animal contém nutrientes muito valiosos para as plantas? É por isso que o esterco de vaca é frequentemente usado como fertilizante. Isso é chamado de 'ciclo', porque o esterco de vaca não é um desperdício, mas sim o início de um novo período de crescimento.
O que é um ciclo?
Ciclos grandes e pequenos podem ser encontrados em todo o mundo: no mar, nas florestas, mas também em cidades e vilas. A grande diferença é que os ciclos naturais não produzem desperdício, mas assim que os humanos se tornam parte do ciclo, há desperdício. Isso tem a ver com o número de pessoas envolvidas, mas especialmente com o que e quanto produzimos nas fábricas e consumimos em nossas casas.
“O número de pessoas vivendo no planeta terra continua a crescer. Quando o vovô tinha sua idade, havia 3 bilhões de pessoas neste planeta. Isso é muita gente, mas hoje somos 8 bilhões! Isso é mais que o dobro! Obviamente, o planeta continua do mesmo tamanho, e por isso precisamos cuidar bem dele e tentar evitar desperdícios o máximo possível.”
Produtores inteligentes
Em todo o mundo, há produtores inteligentes produzindo alimentos. Graças à agricultura e a pecuária eficientes, eles conseguem produzir alimentos suficientes para alimentar não apenas a nós mesmos, mas também muitas pessoas em outros países. Isso é realmente impressionante quando consideramos o espaço limitado que temos disponível, e também porque usamos ciclos em nossa produção. Então, não precisamos mudar nada, certo? Não exatamente! O ciclo perfeito é aquele sem desperdício, e muitos fazendeiros já estão tentando minimizar o desperdício que produzem.
O que é agricultura?
Agricultura é o nome geral para todas as práticas onde alimentos de origem vegetal (frutas e vegetais) são cultivados, já a pecuária consiste em criar os animais para produzir carne, leite ou ovos.
Nós, humanos, usamos parte dessas plantas para nossa alimentação: por exemplo, extraímos o açúcar da beterraba, que depois de refinado é utilizado como açúcar de mesa. O que resta das beterrabas após a extração do açúcar, no entanto, não é desperdiçado. Em vez de descartar esses resíduos como desperdício, usamos parte deles para a alimentação animal, criando assim o início de um ciclo sustentável.
“O que sobra de uma planta após a extração de seus componentes principais é chamado de 'polpa' ou 'bagaço'. Esses resíduos são muito fibrosos, o que é benéfico para a alimentação dos animais.”
Um bom solo
O solo é a base para todo o nosso alimento. Precisamos manter o solo saudável para garantir que haja comida suficiente para todos neste planeta no futuro. Espalhar esterco na terra ajuda a tornar o solo fértil. 'Fértil' significa que as plantas crescerão bem no solo. No entanto, você sabia que muito fertilizante pode ser prejudicial? O excesso de fertilizante, especialmente os sintéticos, pode prejudicar o solo, as plantas que crescem nele e os insetos e borboletas que se alimentam dessas plantas. O excesso de fertilizante pode interromper o ciclo natural dos nutrientes.
O ciclo em uma fazenda leiteira
O ciclo em uma fazenda leiteira vai do solo à planta, da planta ao animal e do animal de volta ao solo, através do esterco dos animais. Muitos fazendeiros já estão tentando reduzir o desperdício produzido nesse ciclo. Eles cultivam sua própria grama e milho para alimentar suas vacas, por exemplo, mas apenas grama e milho não são suficientes. As vacas também são alimentadas com pellets secos, conhecidos como 'concentrados'. Concentrados são alimentos ricos em energia e nutrientes, muitas vezes compostos por grãos, farelos de oleaginosas e subprodutos industriais.
Embora muitos fazendeiros cultivem sua própria grama e milho, muitos também precisam comprar parte desses alimentos. No entanto, aqueles que cultivam suas próprias forragens geralmente possuem bastante terra, o que permite usar o esterco das vacas como fertilizante natural. Isso reduz a necessidade de fertilizantes artificiais e nos aproxima de um ciclo produtivo mais sustentável e eficiente.
Além disso, muitas fazendas já implementaram o uso de biodigestores. Um biodigestor é um equipamento que transforma o esterco das vacas em gás e fertilizante. O gás pode ser usado para cozinhar ou gerar eletricidade, enquanto o fertilizante resultante é mais sustentável e saudável para o solo. Isso é uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo o esterco e reduzir ainda mais o desperdício, ajudando a manter o ciclo natural dos nutrientes sem causar danos ao meio ambiente.