Um olhar dentro da fábrica
Uma fábrica é na verdade uma grande cozinha. Os ingredientes, geralmente matérias-primas, entram na fábrica de um lado e saem como ração do outro.
Os ingredientes
Da seleção dos ingredientes até a chegada da ração às fazendas, há muito trabalho a ser feito para que se tornem exatamente aquilo que os animais precisam para se manter fortes e saudáveis. Que tal conhecer melhor esse processo?
Segurança e qualidade
Ao chegarem nas fábricas, a qualidade das matérias-primas é verificada, desde o momento em que são recebidas até o momento de uso. A qualidade da matéria-prima está diretamente relacionada à qualidade da ração e por isso a sua garantia é muito importante.
Há sempre uma receita a ser seguida
Cada fazenda tem sua própria receita, conforme as necessidades de cada animal. Com os ingredientes certos e nas quantidades certas nossos chefs podem preparar a ração ideal! Mas, como existem diversas receitas a serem seguidas, é preciso contar com a ajuda de sistemas que os ajudes a garantir que tudo saia dentro do planejado.
Misturando tudo!
Como em uma receita de bolo, misturar bem é o segredo para uma boa ração. As matérias-primas são primeiro trituradas e depois misturadas. Nossos chefs ficam sempre de olho no tempo de mistura, assim como na quantidade de ingredientes adicionada, como por exemplo, vitaminas e mineirais.
Transformando a mistura
Para não ocorrer a separação dos ingredientes da receita, esta mistura vai para a linha de prensagem, o que significa que são compactados através de uma placa com pequenos orifícios. Isso produz pellets de ração muito quentes devido ao vapor aplicado. Este processo, chamado de peletização, contribui para que o animal coma adequadamente, pois garante que cada pellet tenha o mesmo tamanho, além de preservar os nutrientes da ração.
Agora sim!
Após esfriarem até ficarem bem firmes, os pellets estão prontos para entrarem em um de nossos caminhões graneleiros verdes e azuis.
Ops, ainda não!
Antes da ração ser entregue aos pontos de venda, chegando às fazendas para que os animais possam saboreá-la, é feita a análise de sua qualidade para garantir a saúde, bem-estar e segurança dos animais que alimentamos. Isso significa que uma amostra dos pellets é verificada e se tudo estiver de acordo com a receita, a ração já está pronta para seguir sua jornada!
Da fábrica ao silo
Você sabia que temos centenas de caminhões graneleiros na estrada todos os dias e em todo o mundo levando toda a ração animal que produzimos em nossas enormes cozinhas? Em alguns países, uma vez que o caminhão chega à fazenda, a ração é bombeada através de uma grande mangueira para o silo do produtor, esperando para ser devorada pelos animais.