Bermuda e camiseta
Quando está quente lá fora, você pode vestir bermudas e uma camiseta para não sentir tanto calor enquanto brinca de pega-pega, além de dar um mergulho na piscina, mas os animais não têm roupas para escolher, como você já sabe. Eles têm pelos - que podem ser curtos, grossos, compridos, bagunçados ou bem assentados - lã, penas ou uma pele grossa para garantir que não sintam frio. Por isso, precisam trocar energia continuamente com o ambiente e se adaptar ao clima de outras formas.
Você sabia que os animais possuem mecanismos básicos para perder e absorver calor para o ambiente? Por exemplo, quando a temperatura ambiente sobe acima de 29°C, alguns animais se aliviam através da transpiração - ou seja, suando - ou respirando com mais frequência, como os cães fazem quanto estão com a língua para fora.
Estresse térmico e os produtores
Quando está quente, você sua para se livrar do calor. O suor evapora e esfria sua pele, assim como você se refresca quando uma bexiga de água estoura em você. Galinhas, porcos e vacas não podem fazer isso, mas têm outra maneira. Os produtores podem ajudar os animais refrescando o ambiente em que vivem, além de fornecer água limpa, bem fresquinha e em grande quantidade - normalmente as vacas consomem 8,5 litros de água para cada litro de leite produzido, haja água! - e claro, uma comida bem saborosa e uma ração que não esteja quente.
Para as vacas, mesmo 21ºC é muito quente. No verão, a temperatura muitas vezes fica ainda mais alta do que isso. É quando o estresse térmico ocorre. A palavra "estresse" não soa bem, e não é legal mesmo. Quando as vacas ficam muito quentes, comem menos e não recebem os nutrientes suficientes para produzir leite. Para combater o calor, os ventiladores e métodos de resfriamento, em que o animal recebe água e vento, pode ser uma opção para galpões fechados, currais ou em áreas cobertas. O importante é ajudá-los para que se sintam mais confortáveis.