Ana e Du aprendem sobre a tecnologia na pecuária

08 julho 2023
-
5 minutos

Ana e Du estão curiosos para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar os produtores a terem mais tempo para outras coisas e a cuidar de seus animais. Acompanhe Ana e Du nessa aventura cheia de tecnologia e automatização!

Antes e agora

Criar animais não é um trabalho fácil. A fazenda é um lugar repleto de coisas a serem feitas. Não só é fisicamente exigente para os produtores, mas também leva muito de seu tempo todos os dias. Os animais da fazenda nunca têm um dia de folga e para eles nunca é final de semana. Isso basicamente significa que, no passado, alguns fazendeiros não podiam tirar nenhum tempo livre. Hoje em dia, os produtores conseguem tirar férias mais facilmente. Isso se deve ao que chamamos de desenvolvimento tecnológico na produção animal. Nesta página, você pode ler tudo sobre como a tecnologia mais recente tem ajudado os produtores a terem mais tempo para realizar suas atividades!

Quando dizemos que os produtores dificilmente podiam sair de férias, não estamos exagerando. Imagine: as vacas eram ordenhadas à mão, os estoques de alimentos eram abastecidos manualmente e a comida do gado deve ser preparada todos os dias e da forma mais correta possível!

 

Agora: o produtor moderno

Mesmo hoje, administrar uma fazenda ocupa muito tempo e atenção do produtor durante todo o ano. Os silos devem ser abastecidos, os animais devem ser alimentados e há vários outros trabalhos a fazer na fazenda. O trabalho na fazenda em si não mudou, mas a forma como o trabalho na fazenda é realizado mudou. Hoje em dia, há muitas fazendas modernas, em grande escala e automatizadas na Europa, por exemplo. Com muito do trabalho sendo facilitado por robôs e por outras tecnologias, os produtores agora têm mais tempo para outras coisas e mais qualidade de vida!

 

 

Mais tempo e melhores práticas comerciais

Além de usarem seu tempo livre para se concentrar no lado comercial de sua fazenda, com os nossos avanços os produtores têm mais tempo para pensar em como administrar a fazenda como um negócio e como usar a tecnologia mais recente a seu favor. Mais tempo não significa necessariamente menos trabalho, mas significa trabalhar de uma forma diferente e mais proveitosa. Pode-se dizer que os produtores gastam mais tempo agora pensando em seu negócio e não tanto em atividades operacionais e manuais.

Eles pensam sobre qual seria a melhor maneira de usar a tecnologia na fazenda. Sobre como isso beneficiaria a sua vida, os animais e a sociedade. Eles também pensam em como garantir que os animais estejam confortáveis e bem alimentados, mas eles também podem pensar sobre como produzir mais e melhor. Por fim, eles também pensam sobre o que fazer quando algo precisa ser consertado - ou melhor ainda - como evitar que as coisas quebrem ou estraguem na fazenda. Como você pode ver, cada sistema precisa ser pensado individualmente e são muitos os pontos que devem ser cuidados na fazenda para que ela funcione como uma grande empresa!

 

Ordenha

Você provavelmente sabe que as vacas costumavam ser ordenhadas à mão. As fazendas modernas hoje já usam robôs de ordenha para isso. Esses robôs são muito amigáveis para os animais. Quando as vacas querem ser ordenhadas, elas vão para o robô sozinhas. Os produtores não precisam mais ordenhar as vacas em horários fixos, o que lhes dá mais liberdade.

 

 

Limpeza

Muitos produtores modernos também usam um robô para limpeza da área. Esse tipo de robô trabalha com um verdadeiro raspador de esterco! Isso significa muito menos tempo removendo esterco e mais tempo para pensar em melhores práticas para um negócio mais produtivo.

 

Alimentação

Os sistemas de alimentação também podem ser totalmente automatizados atualmente. Esses sistemas garantem que os animais recebam exatamente a quantidade certa de ração e nutrientes para que cresçam fortes e saudáveis. Por exemplo, quando uma bezerra se aproxima do alimentador automático, o computador faz a leitura e libera a quantidade certa de leite/sucedâneo ou concentrado para aquele momento e tudo permanece registrado no sistema, inclusive se o animal não se alimentar. 

 

Clima ideal

Os produtores querem que seus animais estejam confortáveis. Isso é o que chamamos de "bem-estar animal". Para isso, os animais precisam não apenas da alimentação certa, mas também de um clima ideal. Sensores em estábulos modernos garantem a quantidade certa de luz e fluxo de ar para os animais. É assim que os produtores garantem o bem-estar de seus animais.

 

Todo cuidado

Agora você já sabe! A tecnologia não torna possível apenas que o produtor tenha mais qualidade de vida. É muito mais que isso! Os produtores que recorrem à automação para produzir mais e melhor, garantem também que os animais estejam confortáveis e que se alimentem adequadamente e no tempo certo.

Os especialistas da De Heus estão sempre prontos para ajudá-los a tornar tudo isso possível! E é assim que produtores garantem que tudo seja muito bem cuidado em sua fazenda com a ajuda da tecnologia: uma verdadeira amiga quando o assunto é facilitar certas atividades!